Bucha Autolubrificante: Em qual tipo de mancal ela funciona
Bucha Autolubrificante: Em qual tipo de mancal ela funciona
Os mancais são materiais utilizados em diversos equipamentos industriais. Muitos, por sua vez, precisam de buchas deslizantes, para garantir maior proteção de eixos, dos sistemas rotativos das máquinas.
Por isso, ao longo deste texto queremos te ajudar a identificar os produtos, além de destacar as principais características e vantagens da bucha deslizante, que garante mais proteção para suas máquinas. Continue a leitura e confira!
O que é bucha deslizante?
De fato, a bucha deslizante é um item fundamental para a segurança da fabricação de produtos de diversos segmentos. Pois suporta cargas aplicadas em equipamentos com eixos giratórios.
Assim, apoia os eixos e ajuda a manter o componente na posição adequada, sob o mancal, para o bom funcionamento da máquina.
Além disso, amortece vibrações do sistema, reduz atritos onde está aplicado e auxilia o eixo a transferir torque e rotação em rodas, engrenagens, polias, entre outros mecanismos.
O componente, muito utilizado em máquinas pesadas, tem instalação simples e facilidade de manutenção e é considerado fundamental para muitos equipamentos, já que a ausência de um item de qualidade, pode até mesmo prejudicar equipamentos e parar o funcionamento do maquinário.
Por isso, é fundamental contar com esse apoio eficiente, para suportar as tarefas e entregar serviços cada vez melhores.
Do mesmo modo, é interessante ressaltar que a bucha deslizante consegue diminuir o atrito gerado entre o eixo e o mancal, por conta de sua boa lubrificação.
Aliás, esse produto tem esta característica natural, facilitando sua função.
Vantagens da bucha deslizante
Por ser um item resistente e cheio de qualidades, a bucha deslizante pode ser aplicada em diversas indústrias, como hidrelétrica, hidromecânica, naval, ferroviária, offshore, além de bombas submersas ou verticais, guindastes veiculares, usinas eólicas e válvulas.
Conforme já citamos, o esse componente oferece diversos benefícios para os equipamentos industriais.
Inegavelmente, sua qualidade é fruto dos materiais que estão em sua composição. Mas de um modo geral, entre as maiores vantagens estão:
- Maior capacidade de carga;
- Melhor resistência ao impacto;
- Ajuste para desalinhamento;
- Amortecimento das vibrações;
- Operações mais silenciosas;
- Facilidade de aplicação e manutenção.
Fora todos os benefícios citados acima, o material, que é utilizado em aplicações com movimento oscilatório ou estático, conta ainda com facilidade de adaptação aos diversos serviços e formatos e vida útil que pode ser prolongada com cuidados básicos durante a manutenção e a utilização do equipamento onde está instalado.